Secretário de Educação orienta profissionais sobre aplicação da prova Saeb

A fim de preparar profissionais e alunos da rede municipal de ensino para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, visitou, nesta sexta-feira (22), mais um grupo de unidades escolares. Ele está oferecendo assessoramento técnico in loco e tirando dúvidas dos servidores. As visitas acontecem por meio do projeto Secretário em Ação.

Nesta sexta-feira (22), foram contempladas as Escolas Municipais Ataíde Dias (Parque Santa Rosa), Branca Peçanha Ferreira (Eldorado), Frederico Paes Barbosa (Parque Novo Mundo) e EM Lions I (Parque Santa Rosa). A prova será aplicada no final do mês de outubro.

“Estamos trabalhando muito para dar as condições necessárias às escolas, aos professores e aos profissionais de modo geral, para que os alunos possam ter uma boa frequência escolar e fazer uma boa avaliação. É a partir disso que os profissionais podem reformular estratégias de trabalho em sua escola de acordo com as necessidades levantadas pelos alunos”, afirmou Marcelo.

Para a diretora da Escola Ataíde Dias, Fabia Petralha, o Saeb é uma ferramenta fundamental para o acompanhamento e avaliação da qualidade da educação no Brasil e em especial de Campos dos Goytacazes. “Como diretora, acompanhando os níveis de desenvolvimento dos nossos alunos, e posso dizer que o Saeb desempenha um papel de extrema importância na identificação e análise dos pontos fortes e fracos do nosso sistema educacional”, disse.

Ela lembrou que, através da aplicação das provas, o Saeb permite uma análise comparativa que possibilita verificar se os alunos estão alcançando os conhecimentos e habilidades esperados para cada etapa de ensino. “Ele não deve ser visto apenas como um mecanismo, mas um instrumento norteador para toda equipe pedagógica e gestão escolar que acredita que com dedicação, competência e com políticas públicas iremos vencer os desafios da educação”, completou Fábia.

Para a gestora da Escola Frederico Paes Barbosa, Maria de Fátima Ferreira, a avaliação deve ser levada muito a sério, já que é um instrumento de extrema importância do ponto de vista pedagógico e social, considerando que tem como princípio básico diagnosticar a educação brasileira e os fatores que podem interferir no desenvolvimento dos estudantes.

“Diante desse contexto, permite que possa haver uma melhor avaliação do nível educacional e a partir desse diagnóstico a reformulação e monitoramento das circunstâncias educacionais, assim como as políticas públicas voltadas à educação. Temos trabalhado ao longo do ano com o Simulado Saeb, enviado pela Seduct, objetivando preparar os alunos de 5° e 9° anos para a Avaliação Saeb que ocorrerá no final do ano”, destacou.

Segundo ela, para os alunos do 9° ano, esse movimento de preparação também ajuda para as provas que eles farão a fim de ingressarem no Ensino Médio, como a prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), por exemplo.

“Nossos professores de Língua Portuguesa e Matemática estão comprometidos com essa preparação. Eles aplicam e corrigem os Simulados Saeb enviados pela Seduct e, assim, ficam cientes dos pontos que precisam ser reforçados junto aos alunos”, explicou Fátima.

Mais Unidades

Quarta-feira (20), ele esteve nas escolas Custódio Generoso Vieira, Custódio Siqueira, Dr. Luís Sobral, Marechal Arthur da Costa e Silva e Prisco de Almeida, todas na região do subdistrito de Guarus. Terça-feira (19), foi a vez das seguintes unidades: Professora Sebastiana Machado (IPS), Sagrada Família (Parque Rosário), 29 de Maio (Pecuária), Clóvis Tavares (Nova Brasília) e Professor Walter Siqueira (Parque Julião Nogueira).