Psicologia do HFM promove ação como parte do Setembro Amarelo

Neste sábado (16), a equipe de Psicologia do Hospital Ferreira Machado (HFM) realizou uma ação em apoio ao Setembro Amarelo, um mês dedicado à conscientização e prevenção do suicídio. Sob o lema “Todos pela Vida”, a iniciativa foi voltada especificamente para os funcionários do hospital, visando promover conversas essenciais sobre saúde mental e bem-estar. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária, câncer de mama ou guerras e homicídios.

Durante a ação, os membros da equipe distribuíram laços amarelos, símbolo mundial da campanha, como forma de demonstrar solidariedade e apoio àqueles que enfrentam desafios emocionais. Os laços amarelos serviram como lembretes visíveis da importância de cuidar da saúde mental. Além disso, a equipe de Psicologia promoveu conversas sobre prevenção ao suicídio, incentivando os funcionários a compartilhar suas experiências, preocupações e perguntas sobre o tema. As conversas serviram para eliminar estigmas associados à saúde mental e fornecer informações sobre como buscar ajuda quando necessário.

Uma das partes da ação foi a exibição de banners ilustrativos com dados sobre suicídio, urgência hospitalar e comportamentos. Essas representações visuais ajudaram a reforçar a mensagem de que todos possuem um papel importante na prevenção do suicídio.

“O Hospital Ferreira Machado demonstrou seu compromisso com o bem-estar de seus funcionários ao apoiar essa iniciativa. A ação não apenas promoveu a conscientização sobre saúde mental, mas também fortaleceu os nossos servidores, lembrando a todos que, juntos, como uma equipe, estamos unidos pela vida”, destacou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges.

PREVENÇÃO

O Superintendente de Finanças e Faturamento da FMS, Filipe Mocaiber, que participou da ação durante a manhã, explicou sobre a importância da prevenção. “O sucesso dessa ação mostra o poder da solidariedade e da educação na promoção da saúde mental e na prevenção do suicídio. É essencial que as pessoas consigam falar sobre o que sentem e, caso estejam passando por momentos difíceis, busquem ajuda. Estamos comprometidos em continuar a apoiar a saúde mental dos nossos funcionários e da população em geral”, frisou.

A Psicóloga do HFM, Vânia Tatagiba, comentou que é fundamental reconhecer a importância de promover ambientes de trabalho saudáveis e inclusivos. “Realizamos essa ação para uma conscientização interna, da equipe do próprio hospital, mostrando os dados, números, a faixa etária que mais ocorre os suicídios. Essas questões muitas das vezes acontecem próximo, com os nossos familiares, amigos e, aqui no hospital, vivemos muito isso com a população que chega até a gente, por isso é importante falar, conversar, prevenir. Estamos comprometidos na disseminação das mensagens e valores do Setembro Amarelo”, afirmou.