A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social foi uma das secretarias do município a desfilar neste 7 de Setembro. O desfile cívico-militar em comemoração aos 201 anos da Independência do Brasil aconteceu no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (CEPOP) e reuniu servidores lotados em diversos setores do órgão, como os programas sociais que são concedidos à população, abrigos, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além das subsecretarias.
Durante o desfile, o secretário da pasta, Rodrigo Carvalho, falou sobre a importância de reunir os servidores e usuários no desfile cívico. “Estamos representando a SMDHS neste evento tão especial. O Brasil é um país que há 221 anos comemora a independência, mas ainda existem problemas. A gente representa uma secretaria que trabalha para diminuir as desigualdades sociais, através da melhoria da qualidade de vida, com a concessão de benefícios para quem vive em situação de vulnerabilidade e ofertando meio de autonomia para os usuários. Conseguimos mostrar um pouco dos projetos que desenvolvemos desde o início do governo do Prefeito Wladimir Garotinho”, disse Rodrigo Carvalho.
Os programas sociais, que servem como auxílio para a população que vive em situação de vulnerabilidade social, foram representados pelos servidores que compõem as equipes técnicas, como do Cartão Goitacá, Criança Feliz e Mãe Coruja.
Também desfilaram os funcionários dos equipamentos que fazem parte da SMDHS, como o Escritório Social, Restaurante do Povo, Centro Pop, além dos abrigos e acolhimentos.
Os assistidos das instituições Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais do Norte e Noroeste Fluminense (APAPE), Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (APOE), estiveram na avenida.
Além dos servidores, desfilaram ainda os veículos da SMDHS que fazem o transporte e auxiliam na realização de projetos sociais, como carros dos CRAS e CREAS e o ônibus do projeto “Social + Perto”.
As subsecretarias ligadas à SMDHS também participaram da comemoração pela Independência desfilando com seus servidores, como a Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Subsecretaria de Justiça, Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Subsecretaria de Políticas para Mulheres.