Servidores de diversos setores da Secretaria de Administração e Recursos que estão utilizando a ferramenta digital do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) passaram, nesta quarta-feira (26), por mais um treinamento de capacitação. A intenção é sanar as dúvidas e criar um tutorial de atendimento. O treinamento foi feito pela equipe técnica do Instituto Federal Fluminense (IFF).
A pasta está utilizando o sistema digital desde o mês de maio em 14 diferentes tipos de processos, incluindo o de progressão funcional por título acadêmico, previsto no Plano de Cargos e Salários, descongelado pelo prefeito Wladimir Garotinho. Durante a entrega da documentação para a promoção, os servidores estão gerando a assinatura eletrônica, para futuro acesso.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, explicou que a equipe técnica do IFF que está auxiliando na implantação do SUAP, está apresentando um tutorial que vai facilitar a comunicação e orientação dos servidores na utilização de cada processo solicitado. “Cada servidor presente nesta capacitação, é responsável por um setor da Administração que está usando o sistema. Todo processo eletrônico só faz sentido se ele mostrar celeridade e gerar autonomia. Toda essa mudança é assegurada com muito treinamento. Esta é uma orientação regular para que o servidor possa estar consultando toda vez que tiver dúvida”.
A previsão é que, no mês de agosto, outras secretarias utilizem a ferramenta digital. “Estaremos ampliando para o Gabinete do prefeito, vice-prefeito, Procuradoria, Secretaria da Fazenda e ainda a Secretaria de Transparência e Controle. Com a ampliação vamos incluir mais 10 processos. Estamos fazendo com muita calma, mas de forma sólida”, explica Wainer.
Entre os processos já implantados, estão além de promoção e progressão de carreira, estão os de processos revisão de salário base, exoneração, adicional de produtividade, recondução, auxílio doença, certidão por tempo de serviço, desaverbação e averbação por tempo de serviço, entre outros.