A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (14), na Diretoria de Atenção Básica, a primeira reunião para discutir a implantação dos protocolos de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O encontro foi uma iniciativa do Departamento de Enfermagem (DEinf), da Secretaria Municipal de Saúde. Participaram da reunião o diretor de Atenção Básica, médico pediatra Benedito Pereira Martins, o assessor chefe do DEinf, Cláudio Araújo, enfermeiros que atuam nas unidades de saúde do município e representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).
Segundo Benedito Martins, os protocolos visam abordar condutas e orientações técnicas para a prática da enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS). “Estamos montando as equipes para a elaboração desse documento. O município já possui uma rede de atendimento à criança, à mulher, ao idoso, adultos e jovens, mas não há um protocolo estabelecido. Vamos, a partir de agora, nos reunir a cada 15 dias até a sua finalização, prevista para o final deste ano”, explicou o médico.
Ele disse, ainda, que, após a implantação dos protocolos, que deverá ser publicada no Diário Oficial (DO) do município, os enfermeiros receberão treinamento. “Todos falarão a mesma linguagem”, acrescentou.
Keity Magalhães, enfermeira da UBSF do Parque Aldeia, afirmou que, a partir dos protocolos, o profissional de enfermagem terá mais segurança para atuar, proporcionando uma atenção de qualidade ao usuário do sistema de saúde.