A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH), promove na próxima quarta-feira (07), às 14h, no auditório Edgard Coelho dos Santos, sede da prefeitura, um painel com o tema “Assédio no ambiente de trabalho – aspectos psicológicos e judiciais” voltado para os servidores municipais. As inscrições estão abertas (AQUI). O tema será abordado pelas psicólogas Jamile Cristine e Débora Rosa, além da advogada Érika Nogueira, coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, falou sobre a proposta de promover esta ação. “Estamos engajados para atuar com ações internas de proteção contra assédios moral e sexual e, ao mesmo tempo, prestar esclarecimentos e contribuir com as autoridades em eventuais casos nas ações processuais, tanto no âmbito administrativo quanto no âmbito da Justiça para identificar e aplicar as devidas sanções”, ressalta.
— O propósito da gestão Wladimir Garotinho é cuidar de pessoas e, por isso mesmo, o governo tem desenvolvido relevantes políticas públicas voltadas para o bem-estar da população. Internamente, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos tem atuado com programas de valorização dos servidores, com ações que notadamente cuidam de pessoas por meio de cursos, treinamentos e palestras de cuidados com a saúde mental, inteligência emocional, relações interpessoais, entre outras que envolvem o bem-estar dos servidores em geral —, declarou Wainer.
A psicóloga Jamile Cristine destacou a importância de abordar o tema. “O assédio moral é uma conduta nociva e abusiva, que acarreta um enorme prejuízo emocional à vítima e, muitas vezes, acontece de forma sutil, dificultando a sua identificação. Por isso, a iniciativa da Secretaria de Administração e Recursos Humanos em promover ações como esta é de suma importância. É através do acesso à informação que garantiremos que os nossos servidores tenham mais conhecimento de atitudes e práticas que configuram o assédio moral, assim como de suas consequências, para prevenir e eliminar esta conduta em prol de um ambiente de trabalho saudável para todos nós”, explicou a psicóloga.