A coordenação de Vigilância e Fiscalização em Serviços de Saúde do estado do Rio de Janeiro realizou nesta quarta-feira (10), em dois turnos, capacitação para os técnicos da Vigilância Sanitária de Campos (VISA), especificamente nas áreas de laboratório e radiologia. O treinamento também acontece nesta quinta-feira (11) e no final do mês.
Segundo a coordenadora de Vigilância e Fiscalização em Serviços de Saúde, Rosane Marinelli, o Estado faz algumas atividades intra hospitalar (laboratório e de imagens) e a vigilância municipal tem a responsabilidade nas inspeções de vigilância ambulatorial, extra hospitalar.
“Fizemos em 2020 uma capacitação teórica e hoje viemos realizar uma inspeção, com ordens de serviço da nossa superintendente Helen Barreto. São inspeções sistemáticas a nível de licenciamento e estamos aproveitando para capacitar os técnicos de Vigilância em Serviços de Saúde. A gente entende que essa capacitação conjunta também tem o inverso, ou seja, o município cooperando com o Estado na experiência territorial dele. Isso enriquece a inspeção”, destacou a coordenadora.
A assessora chefe da Vigilância Sanitária de Campos, Vera Cardoso de Melo, falou sobre essa ação: “Capacitações como essa garantem uma VISA cada vez mais atuante e preparada para servir à população da nossa cidade”, afirmou.