Horta cultivada na sede da Prefeitura faz um ano e cai no gosto dos servidores

Além de mudas de temperos e ervas medicinais, o espaço ganhou árvores nativas e frutíferas. A próxima etapa vai ser o paisagismo dos jardins da fachada do prédio

Um ano após as primeiras mudas de ervas medicinais, temperos e verduras, plantadas em espaços ociosos na sede da prefeitura, a horta caiu no gosto dos servidores da sede e hoje já conta com 35 espécies de plantas, cerca de 100% a mais que no início. A ideia do secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, é ressignificar áreas consideradas ociosas, por meio de novos usos.

De acordo com o secretário, a próxima etapa vai ser o paisagismo na fachada do prédio da Prefeitura. Dois espaços foram destinados ao cultivo da horta. Entre as espécies plantadas estão saião, boldo, menta, camomila, erva doce, alface, taioba, hibiscos, insulina, couve, taioba, além de temperos como hortelã, alecrim, salsa, cebolinha, orégano, alfavaca, manjericão italiano, manjericão roxo e o branco. As mudas da horta comunitária são feitas a partir de doações.

Responsável pelo paisagismo não somente dos espaços das hortas, mas também dos jardins no entorno da prefeitura, Iris Matos Barreto explica que várias pessoas aderiram à ideia e estão doando mudas de plantas, hortaliças, ervas, entre outros.

Para o idealizador do projeto, Wainer Teixeira, existiam espaços verdes ociosos ao redor do Centro Administrativo que, agora, estão sendo cuidados pelos servidores. “Estamos recuperando esses espaços e transformando-os em áreas nobres de convivência, de fraternidade e solidariedade, voltados à qualidade de vida”, afirmou o secretário.

Mudas de pau brasil, acerola, manga, abacate, pitanga, caju, graviola, jenipapo e abiu, também foram plantadas no espaço do Centro Administrativo José Alves de Azevedo.