Efem realiza mais uma semana de cursos para professores municipais

A Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) está começando mais uma semana com várias capacitações. Nesta segunda-feira (29) aconteceu a “Formação de Matemática – SAEB na prática” para professores do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Orientadores Pedagógicos. O curso foi ministrado pela professora de Matemática da Rede Pública e Privada, Fernanda de Freitas Ribeiro. Ela é graduada em Matemática com especialização em Educação Matemática.

Na área de Robótica, professores que atuam na Educação Infantil, laboratórios de tecnologias digitais e projeto Estação Educação participam nesta terça (30) e quarta-feira (31) do curso “Formação de Robótica Lab Mais”. A capacitação acontece em três períodos, manhã, tarde e noite. Os professores podem escolher o polo que for mais próximo de sua residência.

O evento tem carga horária de 4 horas cada, totalizando 8 horas de formação. As escolas polos são: Presidente Castelo Branco, na Pecuária; José do Patrocínio, na Penha; Frederico Paes Barbosa, Guarus, e Manoel Coelho, em Goitacazes. A Cidade da Criança é específica para professores que atuam nos Laboratórios de Tecnologias Digitais, Robótica e Projeto Estação Educação.

O curso de Robótica vai ser ministrado pela Brink Mobil do Paraná. A coordenadora da instituição, Silvana do Rocio Zilli, é uma das palestrantes. Ela é formadora e coordenadora do projeto de robótica educacional na empresa, graduada em Bacharelado em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, possui especialização em Informática na Educação pela mesma instituição.

Silvana também é graduanda em Pedagogia e está fazendo especialização em Inovação e Tecnologias na Educação. Mestre em Engenharia da Produção – Mídia e Conhecimento com ênfase em tecnologia educacional, cujo projeto de pesquisa foi Robótica Educacional. Docente em cursos de graduação e pós-graduação na área de Tecnologia Educacional. Tem experiência na capacitação de professores da rede pública e particular. Presta consultoria educacional para instituições públicas e privadas na área de Tecnologia Educacional. E é autora de livros didáticos em robótica educacional.

MAIS CAPACITAÇÕES

Também acontece nesta semana, na quinta-feira (1) a capacitação “Atividades Desplugadas – Uma abordagem sobre as atividades do 2° bimestre”, na Escola Municipal Amaro Prata Tavares, no Centro, voltada para professores do projeto de capacitação.

Na próxima semana, dia 5, tem o curso “Intervenção e potencialização do desempenho cognitivo e comportamental de crianças autistas”, direcionado a educadores da Rede municipal, a capacitação continua no dia 12 de junho, das 8h30 às 11h30. Em breve, será disponibilizada a capacitação “Ensinar Matemática por meio da resolução de problemas”. A coordenadora da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), Talita Ernesto falou sobre a importância das capacitações.

“Todos os nossos cursos estão sendo ministrados por profissionais renomados e especializados nos temas propostos. É preciso que os educadores entendam que a formação continuada é urgente e dá a chance ao professor de aprender, praticar, refletir sobre esta prática, possibilitando transformar seus conhecimentos. E também ofertar ao aluno uma educação emancipada, de análise e posicionamento crítico frente às demandas sociais”, conclui Talita.

Clique (AQUI) e faça sua inscrição.