Servidores em capacitação para atendimento à diversidade

Centenas de servidores municipais participaram essa semana do “Conexão Rio”, encontro com objetivo de pensar em caminhos sobre a empregabilidade e geração de renda da população LGBTIA+. Cerca de 60 servidores, que são ligados à Assistência Social, Educação, Saúde e Políticas de Trabalho e Emprego, estiveram juntos com seus gestores e palestrantes para contribuir no fomento e criação de ambientes seguros nos espaços de trabalho, além de diminuição do grau de vulnerabilidade social e econômica da comunidade.

O evento, que aconteceu na Estácio de Sá, contou com a participação do secretário Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, da presidente da Comissão da Diversidade da OAB/Campos, Melissa Pedra, da coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista, Érika Nogueira, e da coordenadora do CCLGBTI+ Norte Fluminense, Márcia Cristina Amaral, entre outros nomes.

O secretário Rodrigo Carvalho esteve presente e pontuou as ações que o município tem realizado. “Fico muito feliz de estar participando deste tipo de evento e de ver como nós avançamos na discussão dessa causa. O município tem acolhido, através da subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, as demandas da comunidade LGBTQIAPN+ e, em parcerias com outras subsecretarias, como a da Mulher e de Justiça, garantido os direitos de todos e lutado contra qualquer tipo de discriminação. Essa capacitação é importantíssima para que a gente possa ter esse olhar cada vez mais atendo no atendimento”, disse.

Campos terá ambulatório de assistência multidisciplinar à população LGBTQIAPN+

Promover políticas públicas, programas e ações sociais e de saúde voltados aos mais vulneráveis é um dos pilares do governo do Prefeito Wladimir Garotinho, que desde o início da gestão vem trabalhando de modo a garantir uma melhor assistência a todos os munícipes. Uma delas será destinada ao segmento LGBTQIAPN+, sobretudo, no que diz respeito à promoção da cidadania e afirmação de direitos, como o nome social para pessoas transgêneras.

O Conselho Municipal de Saúde já aprovou a criação do ambulatório de assistência multidisciplinar à população LGBTQIAPN+ de Campos e região. O espaço vai representar uma porta de entrada para acolhimento, escuta e orientação e irá funcionar no prédio anexo à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). A obra está em fase final de acabamento. No local, a população vai contar com serviço de consulta médica, atendimento psicológico, assistência social e jurídica.