logo topo Site servidor_Prancheta 1

Notícias Recentes

Prevenção ao câncer bucal é tema de palestra na Policlínica do Servidor

Antecipando as comemorações pelo Dia Mundial sem Tabaco e o Dia de Luta contra o Câncer Bucal, celebrados no dia 31, a equipe do Clube do Dentinho Saudável ministrou palestra nesta quinta-feira (25), na Policlínica do Servidor, para dicas de prevenção em saúde bucal. O Dentinho Saudável é um dos programas do Departamento de Odontologia, da Secretaria Municipal de Saúde. Houve distribuição de kits de higiene bucal.

Durante a palestra, uma das supervisoras do programa, Conceição Luísa Santos, expôs um cigarro em tamanho gigante para informar aos presentes de quais substâncias ele é composto. “Muitos não sabem, mas o cigarro contém formol, chumbo, amoníaco, naftalina, veneno de rato, dentre outras substâncias que são nocivas à saúde bucal”, disse.

Ela explicou que decidiu confeccionar o “cigarrão” para, de forma criativa, prender a atenção do público. “Uma abordagem sobre esse tema de forma padronizada limita, muitas vezes, o sucesso da ação”, disse Conceição, ressaltando que não só o fumo, mas o consumo regular de bebidas alcoólicas, estado de dentição precário, higiene bucal deficiente, dentre outros, são fatores de risco para diversos tipos de cânceres como o de boca.

A doença está entre as 10 de maior incidência no Brasil e é mais comum em homens com idade entre 40 e 50 anos. Ao perceber qualquer ferida ou lesão na cavidade oral, que não cicatriza em até 15 dias, a pessoa deve procurar imediatamente um cirurgião-dentista.

O evento reuniu cerca de 70 pessoas, entre profissionais que atuam na Policlínica e pacientes que estavam aguardando atendimento no local. Uma delas foi a servidora aposentada Rosa Átila, que achou a palestra educativa. “Esse tipo de ação leva a gente a se cuidar mais e ficar atenta à higiene bucal. Foi também uma boa oportunidade para tirarmos dúvida”, disse.

O diretor do Departamento de Odontologia, José Luiz Oliveira, disse que ações como a do Dentinho Saudável contribuem para melhorar a assistência, priorizando sempre o cuidado com as pessoas.

O encarregado da Policlínica, Carlos Roque da Silva, afirmou que tem buscado apoiar e colaborar com ações que visam beneficiar a saúde dos servidores. A Policlínica está situada à Rua Francisco Luís Rodrigues, nº 61, no Parque Julião Nogueira.

Compartilhe:

Manual do Servidor