Prefeito dá boas-vindas aos profissionais da Educação no início do ano letivo

Na tarde desta quarta-feira (1ª), o prefeito Wladimir Garotinho deu as boas-vindas aos profissionais da Educação que participaram desde a manhã de hoje da programação da Semana Pedagógica.  O evento marca a abertura do ano letivo na rede municipal de ensino e conta com palestras, rodas de conversa e oficinas. O objetivo é promover a valorização profissional e garantir a formação dos educadores com foco na melhoria da qualidade do ensino. Ele falou sobre o Plano de Cargos e Salários, avanços na rede desde 2021 e as expectativas para este ano.

“Acredito que devemos ser incentivadores de pessoas. Ninguém chega ao seu objetivo ou sonho sozinho. Mais importante do que a velocidade e o lugar onde vamos chegar é a direção que vamos tomar. E todos os educadores da rede sabem o quanto já caminhamos até aqui. Já iniciamos, inclusive, as tratativas para a implantação do Plano de Cargos e Salários.

Vivemos diferentes fases visando implantar as melhorias na rede municipal de ensino. Em 2021, assumimos o governo com salários de servidores ativos, aposentados e contratados atrasados; ainda vivendo uma pandemia, pessoas morrendo, o estado emocional dos profissionais e das famílias bastante abalado. Em 2022, tivemos muitos avanços e foi, praticamente, nosso primeiro ano efetivo de trabalho”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, o papel do gestor é recuperar e transformar a educação que estava, inclusive, sem nota no Ideb, e preparar os alunos para o futuro. “Afirmo que 2023 será o ano da educação de Campos. Não fugimos de nenhum debate. Acreditem no projeto que estamos construindo pois estamos fazendo o possível para mudar a realidade que encontramos. Nos ajudem a ajudar a cidade que vocês vivem. Estamos preparando um modelo de ensino que já está dando certo”, concluiu o chefe do Executivo.

Ele estava acompanhado do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora; diretora pedagógica, Tânia Alberto; e assessora especial, Juliana Queiroga, representando a subsecretária de Gestão Orçamentária e Finanças, Carla Patrão.

“Se a gente quer avançar em qualquer área da nossa vida, devemos desenvolver pequenos hábitos que vão definir nosso futuro. Se todos nós, em todos os setores, melhorarmos 1% ao longo de curtos períodos de tempo, seja na relação com os educandos, na forma como temos estudado, como temos ensinado, no relacionamento com os demais profissionais, com os pais de alunos, enfim, o resultado será, sem dúvidas, o avanço da qualidade do ensino na rede. Esse deve ser um modelo contínuo.

E é isso que estamos construindo. Nesses dois últimos anos, melhoramos a questão da merenda escolar, uniformes, abastecimento das unidades, troca da mobília, reformas e manutenções nas creches e escolas, capacitação dos servidores, e agora estamos reestruturando a parte pedagógica e já começamos, este ano, com a mudança nas matrizes curriculares do segundo segmento. Outras mudanças virão. A aprendizagem está ligada à eliminação de barreiras e é exatamente isso o que estamos promovendo”, disse Marcelo Feres.