Wladimir envia à Câmara projeto de lei que concede Vale Alimentação aos servidores

A Câmara dos Vereadores de Campos recebe, nesta segunda-feira (01), Projeto de Lei (PL) enviado pelo prefeito Wladimir Garotinho, concedendo aumento escalonado no Vale Alimentação dos servidores, com valores de R$ 200 e R$ 400, conforme proposta acordada pelo Siprosep com a mesa de negociação formada pelo governo. Em alguns casos o aumento no valor do benefício chegará a 100%.

De acordo com o PL do Executivo enviado ao Legislativo, quem tem salário base de até R$ 3.409, o Vale sobe de R$ 200 para R$ 400. Já os servidores com salário base de R$ 3.410 a R$ 4.600, o Vale será de R$ 200. Cerca de 11 mil trabalhadores serão beneficiados.

“Após aprovação, os valores serão pagos na folha subsequente. Seguimos garantindo valorização com responsabilidade”, disse o prefeito ao anunciar o envio do PL à Câmara Municipal. No período de negociação, representantes do Siprosep foram recebidos por diversas vezes pelo Secretário Municipal de Administração, Wainer Teixeira.

O secretário Wainer observa que o aumento do Vale expressa uma preocupação, ainda de caráter social, por sua destinação para aquisição de gêneros alimentícios, lembrando que há muito tempo não há reajuste do benefício. “O último aumento dado no Auxílio foi em maio de 2010, quando passou de R$ 150 para R$ 200”.

VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES – O governo Wladimir Garotinho, ao assumir a administração pública municipal, pôs em dia o salário dos servidores. Somente no ano passado, foram pagas 15 folhas em 12 meses, incluindo 13º de 2020 deixado pela gestão anterior.

De janeiro do ano passado a maio deste ano, entre as conquistas da categoria, está a Lei de Equiparação Salarial dos Professores ao Piso Nacional da Educação. Foram beneficiados cerca de 4 mil profissionais da rede pública municipal de ensino entre ativos e inativos com um aumento médio de 50%, pago com recursos do Fundeb.

Além disso, o prefeito pagou um bônus extraordinário no valor de R$ 2 mil para todos os servidores da ativa da Prefeitura de Campos, contemplando 13.380 trabalhadores. Outra ação de Wladimir em benefício os trabalhadores da Prefeitura são os constantes adiantamentos salariais.

A valorização dos servidores vai além. Auxiliares Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemia (ACE) foram beneficiados por Emenda Constitucional, passando a receber o piso de dois salários mínimos. Houve também o decreto estabelecendo que nenhum servidor terá o seu vencimento básico menor que o salário mínimo nacional vigente.