Prefeitura realiza mais um Encontro de Gestores de Recursos Humanos

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, promoveu mais um encontro com as lideranças de RHs (Recursos Humanos) dos órgãos da administração municipal. O encontro para treinamento foi realizado na manhã desta terça-feira (12), no auditório Edilberto Correia Batista, nos altos da Estação Rodoviária Roberto Silveira.

A atividade foi conduzida pelo coordenador do programa denominado “TreinaRH”, Wilson Heidenfelder, e teve a contribuição da psicóloga Gabriela Schott, gerente Psicossocial da Mulher na Subsecretaria de Políticas para Mulheres. Gabriela proferiu palestra sobre Gestão de Pessoas e Trabalho em Equipe. O tema foi definido a partir do levantamento das necessidades de aprimoramento do conhecimento das lideranças para adequar as mais modernas práticas de gestão de pessoas e procedimentos dos serviços administrativos.

O QUE É O PROGRAMA TREINARH – O Programa TreinaRH é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, sob a gestão do secretário, Wainer Teixeira de Castro, e do subsecretário, Fellipe Augusto Almeida da Conceição Pacheco, sob coordenação do servidor Wilson Heidenfelder.

A definição de trabalho em equipe, sua importância, o papel da liderança no trabalho com seus colaboradores, pontos importantes na definição de trabalho com os mesmos e a orientação para fazê-los se sentirem parceiros foram tópicos explanados para os participantes, tanto pela palestrante Gabriela quanto por Wilson Heidenfelder

“Quando duas ou mais pessoas trabalham juntas para executar uma tarefa ou encontrar a solução de um problema, elas estão trabalhando em equipe e isso proporciona um melhor resultado no trabalho”, observa Gabriela.

A FORÇA DA CORRENTE – Dentre as atividades aplicadas para aprimoramento dos gestores de RH, Gabriela Shott realizou dinâmica denominada “A Força da Corrente” que faz analogia aos elos de uma corrente. De mãos dadas, os gestores formaram um círculo e cada participante teve que passar o bambolê para o outro. O ponto chave é que nesta atividade o objeto é passado com auxílio do colega ao lado, pois sem ajuda mútua, o bambolê não saía do lugar.

Além da Secretaria de Administração, marcaram presença gestores dos Núcleos de RHs das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca; Ordem Pública, Saúde e Educação, além das Subsecretarias de Gestão de Pessoas, Políticas para Mulheres e Justiça; Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Procon, Fundação da Infância e da Juventude (FMIJ), Fundação Municipal de Esportes (FME), PreviCampos, Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) e Empresa Municipal de Habilitação (EMHAB).

Na avaliação da chefe administrativa e de RH da FME, Joyce Mesquita, cada encontro é um aprendizado diferente. “É de grande valia participar de momentos com estes onde aprendo, recebo mais estímulos para reproduzir para nossos colaboradores. O ouvir para poder expressar vários temas, como saúde mental, bem-estar, mais e mais novas experiências. Sou grata pelas manhãs de tanto conhecimento que tenho com vocês”, falou Joyce, ao enaltecer o trabalho.

Ao término do evento, Heidenfelder aplicou a atividade denominada “Gestão de Emoções”, que utiliza cards com figuras e mensagens. Cada gestor de RH participante escolheu dois deles com que mais se identificava. Feito isto, cada um teve a oportunidade para fazer explanação do porquê de tal escolha. O propósito foi trabalhar o autoconhecimento a partir da identificação das emoções e crenças que dificultam o dia-a-dia tanto na vida profissional, como pessoal.