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Os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Campos nascidos no mês de abril têm até o dia 30 para fazer o recadastramento do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos dos Goytacazes (PreviCampos). A prova de vida pode ser feita de forma virtual (AQUI) ou por atendimento presencial, das 9h às 17h, na sede do PreviCampos, que fica na Avenida Alberto Torres, 173, no Centro.

“Os nascidos no mês de abril têm essas duas opções, presencial ou on-line, sendo que o sistema on-line está sendo muito bem aceito pelos aposentados e pensionistas, pois evita o deslocamento e é mais rápido”, disse o diretor-presidente do PreviCampos, Mario Filho.

O sistema on-line foi implantado por meio de parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac). Os segurados também têm à disposição outros serviços, como agendamento para atendimento, além de informações como contracheque, processos, informe de rendimentos, perícia, Estatuto do Idoso, simulações de aposentadoria e benefícios entre outros.

O segundo ciclo de palestras do “FMS Capacita”, promovido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), foi realizado no auditório da Prefeitura de Campos, nessa quarta-feira (17). O evento, em sintonia com o “Abril Verde”, teve como tema “Saúde e Segurança no Trabalho: Como Reduzir os Riscos de Acidentes?”. Renomados profissionais, como Patrícia Pandolfi, Luciana Araújo, Rodrigo Rodrigues, Camila Castro e Bianca Saraiva, compartilharam informações cruciais sobre riscos biológicos, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e prevenção de acidentes ocupacionais.

O ciclo de palestras não apenas ofereceu conhecimento especializado, mas também enfatizou a importância da valorização dos colaboradores, como destaca a diretora de recursos humanos da FMS, Adriana Barreto. “É um mês em que foi escolhido devido a um acidente em que morreram 78 pessoas numa mina de carvão. Então, é quando a gente faz toda essa mobilização para que haja uma diminuição do número de acidentes de trabalho, porque isso acaba afetando a empresa como um todo, a vida das pessoas. Que cada participante seja um multiplicador do conhecimento adquirido, contribuindo para um ambiente laboral mais seguro e saudável”, afirmou.

O enfermeiro e coordenador do Centro de Doenças Infecto Parasitárias (CDIP), Rodrigo Rodrigues, palestrou sobre a importância da prevenção e do cuidado ao lidar com resíduos, destacando o fluxo de atendimento de acidentes biológicos e a profilaxia pós-exposição (PEP) como medidas essenciais para evitar a transmissão do vírus do HIV.

“É fundamental que todos os profissionais estejam cientes dos procedimentos e dos locais de atendimento disponíveis, especialmente dentro do prazo de 72 horas para o início da profilaxia. No caso de acidentes biológicos, como exposição a materiais contaminados, e, ainda, violência sexual, é crucial procurar atendimento imediato em locais como o Hospital Ferreira Machado ou as UPHs, que oferecem assistência 24 horas por dia em todo o município. Nosso objetivo é garantir que todos os trabalhadores tenham acesso rápido e eficiente aos cuidados necessários em situações de emergência relacionadas à saúde ocupacional”, comentou o coordenador.

Mais de 100 profissionais dos hospitais gerenciados pela FMS participaram do evento. Como incentivo, receberam um kit contendo bloquinhos de anotação, canetas, certificado e um folder informativo. Além disso, ao término das palestras, desfrutaram de um coffee break.

“O “FMS Capacita” tem como objetivo unificar as atividades voltadas para capacitação e atualizações dos servidores da Fundação, reforçando o compromisso com a excelência no serviço prestado à população. A iniciativa, que teve início em 2023, continua a ganhar destaque e relevância, promovendo o desenvolvimento contínuo dos profissionais de saúde em Campos”, comentou a responsável pelo FMS Capacita, Susana Linhares.

A Lei Municipal n° 9.327, de 07 de julho de 2023, que estabelece a alteração da carga horária para os cargos de psicólogo, assistente social e pedagogo, de 20 para 30 horas semanais, dos servidores concursados ativos, efetivos e estáveis da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), foi regulamentada através do Decreto n° 98/2024, publicado no Diário Oficial (DO) do município desta terça-feira (16).

O secretário de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto, destacou que essas conquistas são bem importantes para os servidores. “Entendemos que as necessidades são muitas e a secretaria é solidária à luta de todos, mas tem feito isso com muito cuidado, prudência, responsabilidade e transparência. O diálogo é aberto e mantido constantemente com os sindicatos e grupos que se organizam separadamente por classe. Atendemos, conversamos e, juntos, vamos construindo a solução”, disse.

Já a subsecretária de Gestão de Pessoas, Karina Crespo Alvarenga, explicou que a adequação da jornada de trabalho da equipe técnica da FMIJ se deu em função da demanda atual destes profissionais nos atendimentos dos acolhimentos da Fundação.

“Essa adequação vem ao encontro de uma necessidade real e eficaz para o bom funcionamento das unidades de acolhimentos da Fundação da Infância e da Juventude, pois os profissionais já realizavam jornada extraordinária de fato e de forma reiterada, há muitos anos. A reestruturação foi construída através de reuniões com a própria FMIJ, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e as gerências dos acolhimentos, que culminou na Lei 9.327, de 07 de julho de 2023, criando e extinguindo cargos e estabelecendo nova carga horária para a equipe técnica da instituição”.

Karina disse, ainda, que o benefício é para os servidores concursados da Fundação e que estejam em plena atividade nos cargos específicos. “Com a publicação do decreto, a FMIJ irá publicar Portaria de convocação e os servidores deverão ingressar com um processo administrativo na própria FMIJ, solicitando a alteração da carga horária, que, por enquanto, será opcional, uma vez que fizeram concurso para 20 horas. Somente quando novos concursos forem realizados é que ela deixará de ser opcional, pois a citada lei de reestruturação da Fundação já informa a nova carga horária”.

O secretário Fellipe Augusto ressalta: “Desde o início da gestão, o governo do prefeito Wladimir Garotinho tem buscado valorizar cada vez mais os servidores. O plano de cargos e salários foi desbloqueado; a Prefeitura voltou a conceder reajuste salarial depois de anos; o pagamento dos salários é feito dentro do mês corrente; e tem realizado concursos públicos como o da própria Fundação da Infância, da Guarda Civil Municipal e da Administração Direta”.

Foi divulgado nesta terça-feira (16) o edital de convocação (AQUI) para matrícula no curso de formação dos candidatos aprovados e classificados para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos Municipais, do concurso público da Administração Direta da Prefeitura de Campos. A prova objetiva do concurso, que ofereceu 85 vagas para os cargos de Técnico Fazendário, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Assistente de Controle Interno, Analista de Controle Interno, Contador e Analista de Sistemas, aconteceu em 14 de janeiro deste ano.

Estão sendo convocados os 35 primeiros candidatos aprovados e classificados. Eles deverão, obrigatoriamente, realizar a matrícula para o curso através do link específico que será disponibilizado AQUI, na página do Instituto Consulplan,  no período de 24 de abril a 06 de maio.

Para a matrícula, o candidato deverá preencher todos os dados solicitados no formulário eletrônico, realizar o upload de foto 3×4 recente e, ainda, manifestar seu interesse pela participação no curso de formação. Somente será considerada a matrícula do candidato que preencher corretamente e completamente o requerimento online, inclusive, com o envio correto de fotografia e eventuais documentos solicitados.

Não haverá segunda chamada para a matrícula do curso de formação. Será eliminado do concurso, o candidato que deixar de efetuar a matrícula. A publicação da listagem dos candidatos matriculados está prevista para o dia 14 de maio. Aquele que tiver dificuldades ou dúvidas sobre o processo de matrícula poderá saná-las através dos canais de atendimento, pelo telefone 0800-100-4790 ou através do “Fale Conosco” disponível no endereço eletrônico www.institutoconsulplan.org.br.

O resultado final do Programa de Bolsa de Primeira Graduação para os Servidores Públicos da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia foi publicado nesta segunda-feira (15), AQUI, no Diário Oficial do Município, por meio da Portaria Seduct nº 41/2024. Também é possível acessar AQUI, pelo Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).

Os candidatos classificados deverão se apresentar na Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria, das 9h30 às 16h, para assinatura do Termo de Compromisso do Programa e do Termo de Responsabilidade, seguindo o seguinte calendário: dia 29/04/2024 – do 01 ao 27; 30/04/2024 – do 28 ao 56; dia 02/05/2024 – do 57 ao 85; 03/05/2024 – do 86 ao 110.

De acordo com a secretária de Educação, Tânia Alberto, eles deverão apresentar os originais da carteira de Identidade, CPF, contracheque, declaração ou atestado de matrícula.

“O pagamento referente ao benefício será efetuado diretamente na conta corrente do servidor e terá retroatividade à data de publicação da Lei Municipal nº 9.339/2023, valendo somente para os classificados deste primeiro processo de seleção. Para os candidatos de processos de seleção posteriores, o pagamento será iniciado a contar da publicação de sua classificação no Diário Oficial”, explicou Tânia.

Segundo ela, os candidatos desclassificados não estão impedidos de participarem de futuros processos de seleção para Bolsa, mas não terão direito à retroatividade de pagamento, conforme a Lei Municipal nº 9.339/2023, que regulamenta o processo.

VALOR

Foram disponibilizadas 1.100 bolsas no valor de R$ 200 para os educadores em efetivo exercício na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, que estão ingressando, pela primeira vez, em curso superior de Licenciatura na área de Educação. O regulamento e os critérios foram publicados no Diário Oficial do município, com base na Lei Municipal nº 9.339, de 17 de julho de 2023, e podem ser acessados no Portal PAE.

O valor será repassado juntamente com o pagamento mensal do salário durante o período em que estiver cursando a graduação. A cada seis meses, os beneficiários deverão preencher o requerimento de renovação, constando a nota que evidencia a aprovação no período/ano letivo anterior, para solicitar o recadastramento.

“O Programa de Bolsa de Primeira Graduação representa um compromisso valoroso com o desenvolvimento educacional dos servidores públicos ativos da secretaria. Essa iniciativa busca fortalecer e aprimorar nosso corpo de servidores, contribuindo diretamente para a qualidade do ensino municipal. Ao incentivar a formação superior, o projeto não apenas valoriza o investimento na educação, mas também reconhece a importância estratégica desses profissionais para o desenvolvimento da educação no todo”, disse Tânia.

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